Páginas

sábado, 4 de setembro de 2010

UNICURSOS - MPU - Educação nas Organizações

Boa noite,

Conforme solicitado, segue uma breve discussão sobre Educação nas Organizações:
1 Educação corporativa: Podemos definir como uma prática nas organizações, que é coordenada pela área de Gestão de pessoas e de Gestão do conhecimento. Tem como principal objetivo a orientação da estratégia de longo prazo da organização.
Esta educação é um DESENVOLVIMENTO, pois ultrapassa o treinamento, trata-se de fazer um casamento entre as competências individuais dos colaboradores e das necessidades organizacionais.
O processo de prática de educação corporativa, esta diretamente ligado ao processo de inovação da empresa e na busca por melhor competitividade.


2 Educação a distância: É o processo de ensino e aprendizagem mediado por tecnologia, onde o professor e o aluno estão em ambientes diferentes. É importante lembrar que em algumas situações , temos o professor tutor em sala de aula junto com os launos, mas este não ministra a aula, quem ministra é um professor que esta em um ambiente diferente.
Não estar no mesmo ambiente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, que podem ser de satélite, internet..mas também pode ser utilizado correio, vídeo, cd, telefone e outras tecnologias.
O ensino a distância ou EAD, tem seu diferencial em um professor que ensina a distância.
Nos dias de hoje temos educação presencial ( aluno e professor no mesmo ambiente, educação tradicional), semi presencial ( onde o aluno faz parte a distância e parte em sala de aula com o professor), e a educação a distância.
   3 Projeto pedagógico: para ficar mais claro este tópico, recorri ao texto escrito por BAFFI, Maria Adelia Teixeira. Projeto Pedagógico: um estudo introdutório. Pedagogia em Foco, Petrópolis, 2002. Disponível em: pedagogiaemfoco.pro.br/gppp03.htm>. Acesso em: dia mes ano. onde este texto nos fala:
" Para André (2001, p. 188) o projeto pedagógico não é somente uma carta de intenções, nem apenas uma exigência de ordem administrativa, pois deve "expressar a reflexão e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola, no sentido de atender às diretrizes do sistema nacional de Educação, bem como às necessidades locais e específicas da clientela da escola"; ele é "a concretização da identidade da escola e do oferecimento de garantias para um ensino de qualidade". Segundo Libâneo (2001, p. 125), o projeto pedagógico "deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola", tendo em conta as características do instituído e do instituinte. Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico
      é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resignicar a ação de todos os agentes da instituição (p. 143).

      Para Veiga (1998), o projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa, mas um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado". Portanto, trata-se de um instrumento que permite clarificar a ação educativa da instituição educacional em sua totalidade. O projeto pedagógico tem como propósito a explicitação dos fundamentos teóricos-metodológicos, dos objetivos, do tipo de organização e das formas de implementação e de avaliação institucional (p. 11-113).
      O projeto pedagógico não é modismo e nem é documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direção da escola, ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e construído com a participação de todos os profissionais da instituição.
      O projeto pedagógico tem duas dimensões, como explicam André (2001) e Veiga (1998): a política e a pedagógica. Ele "é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade" (André, p. 189) e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo". Essa última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade (Veiga, p. 12). Assim sendo, a "dimensão política se cumpre na medida em que em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica" (Saviani, cit por Veiga, 2001, p. 13).
      Para Veiga (2001, p. 11) a concepção de um projeto pedagógico deve apresentar características tais como:

      a) ser processo participativo de decisões;
      b) preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições;
      c) explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;
      d) conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especifica;
      e) explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

      A execução de um projeto pedagógico de qualidade deve, segundo a mesma autora:

      a) nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem;
      b) ser exequível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação;
      c) ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola,
      d) ser construído continuamente, pois com produto, é também processo.
      Falar da construção do projeto pedagógico é falar de planejamentoparticipativo, onde o passo inicial é a elaboração do marco referencial, sendo este a luz que deverá iluminar o fazer das demais etapas. Alguns autores que tratam do planejamento, como por exemplo Moacir Gadotti, falam simplesmente em referencial, mas outros, como Danilo Gandin, distinguem nele três marcos: situacional, doutrinal e operativo".
Educação Continuada:  Este conceito trata do processo constante de aprendizagem, seja um serviço, um processo, enfim, é o estudar sempre, e claro, aqui  é importante ( mas não vital) que tenhamos o processo teoria e prática, onde o estudante possa refletir sobre suas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário