Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Colação de grau Anhanguera - turmas 2010

Boa tarde!

Dia 01 de março ás 20hs iniciou  a colação de ggaru da universidade Anhangueracampus São José dos Campos formandos 2010,
Como sempre, é um momento muito especial, cansativo, pois são horas de cerimônia, mas valoroso e certamente emocionante.
Nos dias de hoje, uma graduação é uma vitória, pois sabemos as dificuldades de estudar em uma universidade  particular e as dificuldades enfrentadas por sono, ausências familiares e tudo mais.
Entregar o diploma para a turma de Recursos Humanos foi algo emocionante e de grande importância para minha vida, pois este é o maior presente, honraria que um professor possa receber.
Aos meus afilhados de logistica...desculpem se falei de mais, mas falei de coração...
Segue discurso:

Boa noite excelentíssimo diretor Giuliani, familiares, alunos, ilustríssimos e queridos colegas.


Nesta noite em que finalizamos uma jornada e inicia-se um longo caminho, aproveito para primeiramente agradecer a Turma de Recursos Humanos por me ceder à honra de entregar seus diplomas, tal homenagem é sem dúvida algo valoroso, sem dúvida será um momento único com pessoas únicas. Agradeço a todos meus orientados, vocês são fantásticos, não existem palavras para agradecer o que passamos juntos, muito obrigada.

Todos meus alunos são especiais, mas peço licença para falar em uma turma em especial, a qual me acolheu e escolheu para este momento, a meus amados alunos de logística.

Muitos não acreditavam, mas as outras turmas já sabiam, não existiu turma como a log 17, e vou contar a vocês por que:

Que lugar existem pessoas que sonham tanto..que querem tanto ser diferentes, que lutam para tornar-se melhores, que pessoas acordam as 5 da manhã para trabalhar em fábrica, aturam pessoas desagradáveis e que as 19hs estão cantando a loira do Tcham para receber a professora? Que mulheres são estas, que não usufruem de seu direito a licença maternidade porque vislumbram na universidade um futuro melhor para seus filhos?

Que pessoas são estas, que aprenderam a lidar com o computador para entregar um TCC? Que pessoas são estas, que mesmo cansadas estavam lá..em busca de conhecimento? Que turma vai fazer visita técnica e escolhe chocolate? Que pessoas são estas, que saem da aula e vão a procura do diretor para defender a professora por ouvirem falar que falaram mal dela?

Que turma se interessa em saber se aconteceu algo para o professor ter se atrasado não por especulação, mas por companheirismo, parceria?

Eu respondo para vocês, são estes guerreiros da turma de logística sala 17.

Por estes e outros motivos, ser escolhida como paraninfa de pessoas tão especiais, gerou certo pânico, pois o que falar para estas pessoas que fizeram tanto por mim, como agradecer cada um de vocês a altura do que representaram.

Pensei em falar sobre o mercado, logística, custos...e após semanas de dúvida sobre o que dizer percebi que o mais sensato seria falar sobre transformação, sonhos..

Vocês foram, sem dúvida um grande presente... e nestes último meses fiz a pergunta: que parte do tempo isso aconteceu? Em que momento do tempo vocês se tornaram tão importantes?

A resposta exata eu não sei, só que a transformação se deu quando percebi que em semanas cansativas, em que eu estava exausta eu me pegava pensando, nossa, ainda bem que hoje é quinta, e tenho aula na log 17.

Hoje como isso aconteceu, eu não sei, e também não importa, o que importa é que vocês são e foram meus alunos sem avarias. Turma disposta a aprender, com sede de conhecimento encantou a todos os professores que por esta sala passaram. Vocês mudaram vidas, fizeram da minha vida algo mais valoroso, fizeram com um simples olhar que eu percebesse o quanto TUDO VALE A PENA, fizeram e fazem a diferença.

Como professora é evidente que tenho alunos. Mas não os tenho, sou deles. É com eles que, ano após anos, convivo em uma das mais belas atividades: lecionar! (lembrando que lecionar se deriva de léxico – palavra – e não de lex – lei). Minha atividade tem a ver com a palavra e não com a lei.

É importante esse esclarecimento porque a palavra liberta e a lei algumas vezes oprime.

Voltemos ao que interessa. Pois este não é um texto sobre a ética política, nem uma apologia à liberdade da palavra. Trata-se apenas de um texto em que quero falar sobre meus alunos. Que na realidade são bons –E graças a eles sou o que sou.

Um aluno esta semana me perguntou, a “senhora trabalha fora daqui?” Ele percebendo minha falta de entendimento disse o seguinte: "professora, percebo que a senhora nunca esta cansada, se lamentando, pelos corredores. Parece que você está sempre de bem com a vida" e ainda me perguntou: "qual o segredo ou a mágica, para viver assim tão bem?".

Na minha ingenuidade e simplicidade lhe respondi que "sou assim mesmo". Mas ele desconfiou que não era só isso. Agora vai a resposta completa. Sou assim por que faço o que gosto e gosto do que faço. E faço com prazer porque sei que tem gente que gosta do que estou fazendo.

Não sou ingênua a ponto de imaginar que agrado a todos! Mas, pelo menos, não sou indiferente às pessoas. Procuro imprimir minha marca.

Muitos passaram pela faculdade brincando, atrapalhando aos colegas e dificultando as atividades dos professores. Mas, por outro lado, a maioria que está aqui hoje é formada por bons elementos, boas pessoas. A respeito desses, podemos repetir aqueles versos do Gonzaguinha: "Eu acredito é na rapaziada, que vai em frente e segura o rojão. Eu ponho fé na fé da moçada."

Se me dessem um prêmio, várias vezes acumulado, na loteria, e me perguntassem: "e agora, com tanto dinheiro, o que você pretende fazer?" Responderia com a maior segurança: "quero ser professora!"

Como Paraninfa, madrinha da turma, um papel é aconselhar, para esta tarefa, recorri a meu mestre Chico Buarque que diz o seguinte:



“Ouça um bom conselho Que eu lhe dou de graça, Inútil dormir que a dor não passa

Espere sentado, Ou você se cansa,Está provado, quem espera nunca alcança...”.

Pensando nestas palavras podemos ter a certeza de que, o mundo abre portas para quem sabe aonde quer ir.



Outro conselho que deixo para vocês é que sejam ambiciosos, não gananciosos, pois a ganância é egoísta, porém, ser ambicioso é algo positivo, significa ter altos ideais.



“Aspirai as alturas e não medis esforços para alcança-la” disse certa vez, White, uma escritora americana.

Muitas pessoas de talento não conseguem atingir nada nesta vida, porque não possuem um objetivo definido pelo qual lutar.



Ter um sonho faz toda a diferença!



Tenham um sonho, acreditem no seu potencial, transformem o seu sonho em realidade, lutem, persistam, não desanimem. Se cair, levante. Seja completamente apaixonado pelo que você faz. Não se contentem com realizações mesquinhas. Olhem para frente e para o alto como as águias, não olhem para baixo como as galinhas.

A escola da vida, é a escola da experiência como mencionou Samuel Smiles em sua obra o Caráter. A gentileza, paciência, bondade são importantes, porém, há também a necessidade de coragem, força, energia e perseverança. Muitos que se formam saem da faculdade e desanimam-se facilmente, falta-lhes a iniciativa, não possuem os positivos traços de caráter que dão aos homens o poder de fazer alguma coisa, o espírito de energia que acendem o entusiasmo. Se vocês desejam que o êxito acompanhe seus esforços, precisam ser animados e esperançosos. O sucesso não depende tanto do talento, como depende de energia e boa vontade.

Como ex professora, madrinha e amiga garanto para Todos, que como disse Marc London “Se vocês quisessem o céu Eu escreveria nele com as estrelas A mil pés de altura.”

Por fim, fico aqui, vendo vocês voarem e estarei aqui, para o que precisarem, pois sou grata a vocês, sou grata, porque tive a oportunidade de conviver com pessoas que são pós doutoradas na escola vida, por ter tido a honra de aprender com vocês, de respeitar cada um de vocês e de vivenciar o quanto é difícil, o quanto duvidaram de vocês, muitos ouviram que, este “lance” de faculdade não levaria a nada, pois acreditavam que seria impossível uma flor brotar de um chão seco, morto... coitados, nada sabiam, não conhecem vocês...por este motivo vou finalizar utilizando outras palavras de Chico Buarque, que sem dúvida reflete a história de vocês:





Sonhar,

Mais um sonho impossível

Lutar

Quando é fácil ceder

Vencer

O inimigo invencível

Negar

Quando a regra é vender

Sofrer

A tortura implacável

Romper

A incabível prisão

Voar

Num limite improvável

Tocar

O inacessível chão

É minha lei, é minha questão

Virar esse mundo

Cravar esse chão

Não me importa saber

Se é terrível demais

Quantas guerras terei que vencer

Por um pouco de paz

E amanhã, se esse chão que eu beijei

For meu leito e perdão

Vou saber que valeu delirar

E morrer de paixão

E assim, seja lá como for

Vai ter fim a infinita aflição

E o mundo vai ver uma flor

Brotar do impossível chão.

Muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário